Entenda como o WhatsApp pode ser uma ferramenta de marketing

Entenda como o WhatsApp pode ser uma ferramenta de marketing

De outro estado e até país, a ligação interurbana caiu por terra e foi substituída por áudio, foto anexada ou vídeochamada. Sem falar na possibilidade de conversar em grupos que promove a interação de várias pessoas ao mesmo tempo por meio de aplicativo. Até mesmo o pedido de produtos como uma pizza, por exemplo, que antes era por chamada de telefone, agora é feito com alguns cliques pelo celular.

Ele se tornou o queridinho dos usuários de smartphones. Olhe ao seu redor e, provavelmente, irá encontrar mãos a todo vapor enviando mensagens pelo WhatsApp. O aplicativo já ultrapassou a marca de 2 bilhão de usuários ativos no mundo. O mensageiro é o segundo aplicativo de propriedade do Facebook a conquistar o feito desde que a rede social atingiu o mesmo número, em 2017.

Com essa popularidade toda, diversas empresas começaram a aderir a versão comercial do WhatsApp, o WhatsApp Business. Se transformando em um canal direto de venda, atendimento e suporte aos clientes.

Conheça o WhatsApp Business

O WhatsApp Business foi lançado gratuitamente em 2018, trazendo recursos exclusivos para o meio empresarial, pois muitas das pequenas empresas já utilizavam os benefícios da plataforma em seus negócios.

Com essa versão foi possível trazer um tom mais profissional para esta comunicação, entre outras vantagens, como automatizar e responder mais rapidamente às mensagens de clientes.

Além disso, é possível dizer que esse fenômeno virtual se tornou uma grande oportunidade para fazer e divulgar negócios. Tanto que logo surgiram estratégias para fazer marketing digital no WhatsApp.

 

Como o WhatsApp Marketing pode ajudar sua empresa?

O WhatsApp Marketing não é um recurso disponível no aplicativo, mas sim uma estratégia de marketing que torna o aplicativo um canal específico para que as marcas e empresas consigam alcançar e dialogar mais com o seu público.

E assim como qualquer outra estratégia de marketing, o uso do aplicativo deve ser feito através de um planejamento estratégico. Definindo os objetivos e métricas, planos de ação e análise dos resultados.

Agora que entendeu um pouco melhor o que é o WhatsApp Marketing, separamos algumas dicas importantes para você aplicar em suas estratégias de uso da ferramenta.

1. Relacionamento e atendimento ao cliente

Oferecer um bom atendimento é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Os recursos de mensagem, chamada de voz e vídeo do WhatsApp permitem um atendimento exclusivo, personalizado direto com o cliente.

Um atendimento rápido e eficaz aumenta o seu poder de fidelização e estreita o relacionamento da marca com os seus clientes.

2. Divulgação de novos produtos ou serviços

O WhatsApp Marketing também possibilita a divulgação de anúncios de novos produtos ou serviços. Mas tome muito cuidado para não parecer invasivo e acabar gerando spam de mensagens.

Permita essa função apenas para clientes que aceitarem ser abortados via aplicativo, isso evita problemas com pessoas que não querem receber essas informações.

Uma forma de fazer essa divulgação é através dos Status do WhatsApp, que permite compartilhar imagens ou vídeos de campanhas com validade de 24 horas e os clientes que possuírem seu número salvo poderão acompanhar.

3. Divulgar conteúdo de valor

Da mesma maneira que você pode enviar promoções e descontos para os seus clientes, também é possível compartilhar conteúdos que sejam de interesse do seu nicho de atuação.

Isso passa uma ideia de preocupação e atenção diferenciada com o cliente, além de ajudar a fidelizar o consumidor.

4. Envie mensagens personalizadas

Estabeleça um contato pessoal com o cliente. Mande mensagens personalizadas, utilizando o primeiro nome do contato da pessoa, por exemplo.

Sempre tenha uma relação amistosa com o consumidor e procure manter uma postura profissional, respeitando o espaço e o tempo do cliente. Porém, isso não significa ser sério o tempo todo.

5. Evite o excesso de mensagens

É fundamental equilibrar o número de mensagens enviadas ao cliente. O ideal é que o cliente inicie a conversa e que a empresa esteja a disposição para atendê-lo sempre da maneira mais rápida e objetiva possível.

divulgação de uma empresa pelo Whatsapp é uma opção cada vez mais viável, principalmente para pequenas empresas que necessitam de uma forma rápida e eficiente de relacionamento com seus clientes, por isso pense em encarar o aplicativo como ferramenta de marketing digital como uma ótima opção para esta ferramenta.

compartilhe

Pular para o conteúdo