O TikTok como Marketing de Conteúdo

TikTok como Marketing

O TikTok como Marketing de Conteúdo

É comum pegar o celular e pensar: vou ver só alguns vídeos TikTok e depois seguir para as demais obrigações ou ir dormir. Mas, à medida que o tempo passa você percebe que está completamente imerso nos vídeos que aparecem diante do aparelho. 

Eu estou falando do fenômeno do Tiktok, uma rede social de criação de vídeo que permite a utilização de efeitos, cortes e aplicação de diferentes áudios. O uso ganhou popularidade com as dublagens e os desafios de dança, no entanto, já existem outros tipos de conteúdo que ganham popularidade na rede. 

A nova queridinha da internet segue firme e crescendo na nossa listinha, mantendo-se no top 5! O  TikTok é hoje uma das redes sociais mais usadas no Brasil por adolescentes, celebridades, humoristas – profissionais ou não – e empresas. Em 2023, a rede social tem sido o refúgio para muita gente relaxar, dar algumas risadas, se emocionar e, claro, dançar.

Depois de alguns anos escondendo o número oficial de usuários no Brasil e no mundo, o TikTok agora divulga relatórios para anunciantes. Eles mostram que são mais de 82 milhões de usuários brasileiros com mais de 18 anos, portanto com potencial de serem impactados por anúncios. 

Ou seja, não estão contabilizados aí milhões de adolescentes que usam o aplicativo. Então segue uma parte do mistério, ainda. Em todo o mundo, o app da ByteDance teria rompido a barreira de 1 bilhão de usuários em 2023.

CONTEÚDO PARA EMPRESAS  

Adaptando o modelo da rede social das dancinhas, grandes marcas passaram a replicar e usar as mesmas estratégias para atrair um público cada vez mais imediatista.

Passando a barreira inicial e fornecendo material suficiente para o algoritmo trabalhar a seu favor, o TikTok tem muito a oferecer para micro, pequenos, médios e grandes negócios.

O TikTok pode gerar muitas vantagens e oportunidades para as empresas e pessoas que acreditam nela.  Algumas marcas perceberam isso e têm investido forte na plataforma para alcançar novos públicos 

Magazine Luiza 

O Magazine Luiza é daquelas marcas que abraçaram o TikTok pra valer. A varejista está sempre presente na plataforma com vídeos orgânicos e anúncios always on, publicando e promovendo conteúdo todos os dias não só para manter o reconhecimento de marca lá em cima, como também para ter resultados de vendas no app Magalu e, claro, um bom retorno de investimento em publicidade.

Netflix

A Netflix tem mais de 26 milhões de seguidores no TikTok e uma legião de fãs que se envolvem e promovem seu conteúdo. Muitos dos vídeos são cortados do próprio conteúdo do streaming para promover lançamentos, além de conteúdos de bastidores e entrevistas exclusivas com os atores, sempre de forma bem leve e divertida.

Isso faz com que o público se sinta especial ao ter acesso a conteúdos exclusivos na plataforma. Além disso, o perfil da Netflix no TikTok aposta em jogos rápidos com o público e cortes divertidos das séries para aumentar o engajamento e o compartilhamento orgânico de seu conteúdo.

PLANEJANDO CONTEÚDO 

Antes de qualquer decisão é importante avaliar as possibilidades, o público e se a rede se encaixa no perfil. E uma estratégia de marketing bem pensada e estudada é o segredo para os bons resultados de qualquer ação de marketing.

Tendo o seu conteúdo definido, é hora de pensar em como você vai apresentá-lo. No caso do TikTok, você certamente trabalhará com vídeo. Então, é preciso pesquisar e descobrir qual formato está em alta naquele momento e adaptar seu conteúdo para este formato.

É um trabalho longo, que exige planejamento e um objetivo muito bem definido.

Não é preciso ter domínio dos recursos mais avançados de captação e edição de vídeo para fazer sucesso na rede social. Os conteúdos podem ser feitos até mesmo por um smartphone, provando que uma boa ideia pode ser o suficiente para viralizar.

Comparada a rede social vizinha, como os usuários da plataforma chamam o Instagram, seu algoritmo é mais amigável, oferecendo melhores oportunidades orgânicas para as marcas e influenciadores.

É possível usar as hashtags, áudios, filtros, músicas e até mesmo vozes específicas — como a do Malvadão ou do Google, e assim aparecer no feed orgânico de milhares de pessoas.

INVISTA EM CONTEÚDO DE NICHO 

Pode parecer óbvio, já que estratégia de nicho faz parte de qualquer plano de negócio, mas no TikTok isso ganhou proporções inimagináveis.

Desde médicos fazendo as trends do momento, passando por fashionistas excêntricas, uma extensa rede de pessoas fazendo unboxing, uma senhora chamando para almoçar até as lives completamente aleatórias: tudo isso tem seu público engajado.

Mais do que nunca podemos entender que as pessoas consomem assuntos específicos, o que abre um enorme espaço para marcas e empresas se encaixarem ou criarem sua própria audiência.

CONTEÚDO AUTORAL, CONSISTÊNCIA E REPETIÇÃO 

A criação de conteúdo começa justamente com o item anterior: identificação do nicho. A partir disso é possível dar seu toque pessoal, trazendo elementos próprios, como uma característica física, um bordão, aspectos do lifestyle e as mais diferentes rotinas que se possa imaginar.

Seja pela estranheza ou pela identificação, em muitos casos basta ouvir os primeiros segundos para saber, sem nem olhar, de quem é o próximo vídeo.

Pode parecer despretensioso em um primeiro momento, mas a consistência e a repetição dos mesmos elementos é um dos fundamentos básicos da construção de marca, pois faz o consumidor se lembrar de você e te associar mesmo que não seja algo de sua identidade especificamente.

CRIATIVIDADE É FUNDAMENTAL 

Crie conteúdos altamente criativos e originais. O bom humor e a diversão devem ser o foco nos vídeos para o TikTok. Você pode produzir tutoriais, dicas, lançamentos e os bastidores do seu negócio. 

Aproveite o menu “descobrir” para ver as hashtags e desafios em alta na rede social. Se fizer sentido para o seu negócio, não deixe de participar também!

compartilhe

Pular para o conteúdo