Entenda qual a relação do jornalismo com o marketing digital

Entenda qual a relação do jornalismo com o marketing digital

É como se criassem dois adversários e colocassem em lados diferentes na história. O jornalismo e marketing digital são áreas que erroneamente sempre foram classificadas como profissões sem nenhuma relação. De um lado teríamos o segmento que lida com informações, e procura conteúdo para um público que sempre espera transparência, honestidade e imparcialidade. Do outro lado do muro ficariam os profissionais em busca da venda de uma ideia, com uma proposta aparentemente mais comercial.

Mas, afinal, o que essas duas áreas, que parecem tão opostas, têm em comum? A resposta é uma só: o ofício da comunicação e da produção de conteúdo de qualidade.

O acelerado desenvolvimento do meio digital causou impacto direto na forma de trabalho das duas profissões. Tanto o jornalista, quanto o profissional de marketing tiveram que se reinventar mais de uma vez para suprir as necessidades do novo mercado.

A IMPORTÂNCIA DO CONTEÚDO

O marketing de conteúdo busca um profissional experiente, com o domínio de redação, ferramentas e canais de comunicação. No início, a gente achava que relações públicas e publicidade eram as formações que iam ser agregadas ao marketing de conteúdo. Mas o jornalista acabou tomando essa dianteira pela capacidade de criação de conteúdo de relevância.

O jornalista possui competências para desenvolver uma forma específica de conteúdo, que utiliza um texto fluído para capturar e reter a atenção do leitor. Essa habilidade é muito valorizada no marketing digital, pois gera conexão com o consumidor, e consequentemente venda de produtos e serviços e até construção da reputação corporativa. Por isso, há uma relação entre jornalismo e marketing digital maior do que se imagina.

“A reputação corporativa é a representação coletiva das ações passadas e dos resultados da organização, por meio dos quais a empresa demonstra sua habilidade em gerar valor para clientes, acionistas, empregados, fornecedores e outros públicos importantes”.

O jornalista se enquadra como um excelente profissional para esta área. Ele está acostumado a contar as histórias visando as necessidades e gostos dos leitores, fator importante para um bom resultado de marketing digital.

Jornalismo e marketing digital na busca por resultados

A BUSCA POR RESULTADOS

O mercado de marketing digital busca a cada dia mais métricas concretas e mensuráveis. Dessa forma, as empresas não querem apenas um blog ou rede social atualizada, elas desejam saber se o conteúdo chegou a um grande volume de pessoas, quais foram as interações com o tema, e principalmente como essa ação vai impactar no negócio.

Um bom texto precisa transformar personas em leads, gerando aumento na valorização da marca e consequentemente lucro.

Então, se você deseja entrar nesse mercado é necessário entender a importância desse conteúdo para uma estratégia de marketing digital.

Para desenvolver um bom trabalho, primeiramente procure entender o que a empresa precisa, quais são os seus valores e missões, pesquise sobre os seus produtos e serviços, analise a concorrência, e principalmente veja quais são os principais objetivos dessa veiculação.

FAÇA UMA CONSULTORIA

SEM CUSTO!

Rua Nordau Gonçalves de Melo – 1700, B. Santa Mônica, Uberlândia|MG
Av. Barão do Rio Branco, 1535 – Sala 2 – B. São Benedito, Uberaba|MG
(34)3216-1869 (34)99322-1653

FAÇA UMA CONSULTORIA
SEM CUSTO!

A UM CLIQUE DO SUCESSO!

Rua Nordau Gonçalves de Melo – 1700, B. Santa Mônica, Uberlândia|MG
Av. Barão do Rio Branco, 1535 – Sala 2 – B. São Benedito, Uberaba|MG
(34)3216-1869 (34)99322-1653

VOCÊ ESTÁ A UM CLIQUE DO SUCESSO!