“Meu sobrinho sabe mexer na internet e cuida das páginas pra mim”. “Ah, mas é só postar uma foto bonita e um textinho”.
Já deve ter ouvido algo parecido, né?!
Pois é, só que muito mais do que um simples ambiente de bate papo, as redes sociais se tornaram ferramentas de negócios para pessoas e empresas. Mas, ainda assim, há quem acredite que gerenciar redes sociais é uma atividade amadora.
Fazer a gestão de redes sociais vai muito além do que simplesmente fazer postagens.
Demanda muito planejamento e estratégia. Com o número massivo e crescente das redes sociais por parte consumidores que, está cada vez mais exigente, prezar por um bom gerenciamento tem se tornado fundamental.
Por isso, antes de investir tempo na criação de posts, imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo, é preciso ter uma estratégia clara de como será utilizado cada canal e com qual objetivo.
A gestão das redes sociais se inicia com a criação de um planejamento estratégico, análise de dados, expertise em produção de conteúdo direcionado, conhecimento de mídia paga e muito mais. É preciso entender como e a frequência para se comunicar com o público, qual o comportamento dele, como no artigo que fizemos aqui, os assuntos que interessam e como os resultados serão mensurados.
Aqui estamos falando muito de empresas da iniciativa privada, de pequenos, médios e até grandes portes, mas não podemos esquecer dos órgãos públicos que, além de sites institucionais, hoje, investem fortemente na comunicação por meio das redes sociais. E isso inclui uma estratégia bem definida para fortalecer a imagem diante da opinião pública.
COMO FUNCIONA A GESTÃO
Muito se preocupa com qual o volume certo de postagens, os dias mais adequados, até mesmo o horário de maior engajamento. Mas, é importante frisar que, a frequência ideal, vai depender do segmento no qual a empresa se encaixa e a rede social onde o conteúdo será publicado. Além disso, esse conteúdo precisa ter relevância, realmente agregar valor para a persona, mostrando uma utilidade real para ela.
Uma vez que o foco das redes sociais é o relacionamento que pretende se construir com as pessoas, isso implica em exibir um grau expressivo de interações. Então, é importante que se procure responder os seguidores, tanto nos comentários das postagens quanto nas mensagens privadas da página. Isso ajuda a estreitar laços com o público.
EMPRESA ESPECIALIZADA PARA GESTÃO
São atividades que exigem bastante tempo, expertise e dedicação de uma empresa, o que pode atrapalhar a rotina e fazer um uso não otimizado de recursos. A terceirização desses serviços, é uma alternativa que deve ser considerada. Uma agência que entende do negócio e saiba como atingir seus objetivos pode oferecer uma contribuição valiosa.
Se você quer ter uma estratégia de marketing digital que dê certo, você precisa incluir a gestão das redes sociais nos seus planos. No entanto, não basta fazer publicações aleatórias e sem foco em um objetivo que faça sentido.
A gestão de redes sociais é algo fundamental para que você consiga ter consistência e resultados. Por isso, não se iluda. Se deseja trabalhar com as redes, precisa se planejar e gerir.
Desenvolvedor e Engenheiro de Software da Equipe Midiática Comunicação.