Entenda como a Inteligência Artificial é aliada do marketing digital

Inteligência Artificial

Entenda como a Inteligência Artificial é aliada do marketing digital

Não precisa de muito esforço. É só pensar em Inteligência Artificial (IA) que vêm uma série de imagens na cabeça. São, provavelmente, filmes de ficção científica, uma coisa do futuro e que parece estar muito distante da nossa realidade.

Diferente das mais elaboradas projeções, a inteligência artificial não se virou contra os humanos, como no filme homônimo lançado no início dos anos 2001. Na verdade, essa tecnologia é essencial para o desenvolvimento de muitas outras, as quais geram diversos impactos aos negócios, inclusive no departamento de marketing.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é inteligência artificial e como ela se aplica no marketing digital. Continue a leitura para saber como aplicar essas táticas no seu dia a dia e nas estratégias do seu negócio!

O QUE É A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

A Inteligência Artificial é um ramo de estudos dentro das ciências da computação e sua pesquisa começou ainda nos anos 1950. Os cientistas pretendiam criar um mecanismo que pudesse simular a habilidade humana de pensar e resolver problemas – usando apenas símbolos computacionais.

Um robô de inteligência artificial pode estar dentro de um sistema. Não é, necessariamente, uma máquina única; trata-se, na verdade, de uma sequência de códigos que pode ser aplicada em sistemas ou mesmo online.

Um exemplo clássico de inteligência artificial é o próprio Google. Já parou para pensar nisso? Todos os dias abrimos o site, colocamos algumas palavras-chave para pesquisa e recebemos uma lista com diversos sites que, segundo o Google, são os melhores para suprir nossa dúvida – tudo isso em menos de um segundo.

Isso acontece devido aos robôs do Google, que vasculham os trilhões de páginas na web e fazem uma seleção das que têm alguma relação com o termo pesquisado.

É fácil encontrar algoritmos de Inteligência Artificial trabalhando em qualquer parte da internet. Uma tendência também para ações de marketing digital, para toda e qualquer empresa.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MARKETING DIGITAL 

Sabemos que para você se tornar um especialista de marketing digital e conseguir conduzir a sua marca a posições de destaque no ambiente virtual, é importante conhecer bem o potencial da inteligência artificial no segmento.

Considerando isso, o espaço online se integra ao aprimoramento dessa tecnologia, resultando em uma influência significativa no comportamento dos novos consumidores.

Com a inteligência artificial, o marketing digital consegue coletar um grande volume de dados, obter previsões e desenvolver campanhas mais assertivas e eficientes. É fundamental conhecer e investir em tecnologias de IA, levando em conta sua realidade e negócio.

FORMAS DE APLICAR A IA NO MARKETING DIGITAL 
  1. Otimização e curadoria de conteúdo

É aqui que entra a inteligência artificial e o machine learning, no qual é possível receber ideias de assuntos e títulos baseados na leitura e análise de dados. Assim, os profissionais conseguem produzir conteúdos mais personalizados e capazes de atrair um maior número de leads. 

Entre os exemplos estão ferramentas como Wordsmith, softwares que processam e analisam milhares de documentos de forma a conseguirem criar o melhor conteúdo possível, ajustando-se ao estilo de escrita e regras/normas de cada empresa.

  1. Qualificação de leads 

O machine learning desempenha um papel crucial no setor comercial da empresa. Com essa tecnologia, é possível qualificar os leads que já demonstraram interesse em seus serviços, auxiliando a equipe comercial tanto na prospecção quanto na conversão desses leads.

Os dados que geramos online são utilizados como “filtro”, indicando as pessoas certas para uma abordagem do vendedor. Cria-se um perfil ideal do consumidor para posterior utilização pela equipe comercial.

  1. Atendimento virtual ou Chatbots

Uma ótima forma de atender um número maior de visitantes no site é com o atendimento virtual ou chatbots, como comumente é chamado. Essa tecnologia possibilita o atendimento ao visitante ou cliente a qualquer hora, em qualquer dia da semana.

É uma tática que também utiliza o machine learning, junto de um processamento de linguagem natural e das informações obtidas dos dados coletados de atendimento ao cliente. Dessa maneira, ela aprende com o tempo para oferecer respostas cada vez melhores.

  1. Anúncios personalizados 

Captar a atenção dos usuários ao enviar um email está se tornando cada vez mais difícil. Na maioria dos casos, nem sequer abrimos o email, pensando que é spam ou apenas mais um enviado da mesma maneira para milhares de outras pessoas. O segredo reside em enviar e-mails personalizados, o que garante a captura da atenção.

A estratégia é a seguinte: você compartilha informações para a criação do anúncio e a inteligência artificial faz combinações baseadas em um tipo específico de cliente. Junto disso, são levados em conta dados fornecidos pelo próprio cliente, como sites que ele clica e o comportamento num geral. 

  1. Recomendação inteligente

Com certeza, você deve estar familiarizado com algumas plataformas que fazem uso do aprendizado de máquina em seus sistemas de recomendação.Através dessa tecnologia, torna-se possível identificar nossas opiniões, com o objetivo de oferecer exatamente aquilo que mais nos atrai.

Um exemplo disso é o YouTube, onde, após interagimos com alguns vídeos, o algoritmo já consegue identificar nossos interesses e nos apresentar conteúdos relacionados que também podem nos agradar. De maneira semelhante, o processo de funcionamento envolve uma análise de dados dos usuários e clientes, aprimorando suas recomendações.

Conclusão

A utilização da Inteligência Artificial no âmbito do marketing digital está em seus estágios iniciais. No entanto, é seguro afirmar que esta ferramenta possui um vasto potencial, e os profissionais de marketing devem começar a incorporá-la nas suas estratégias de trabalho. À medida que os anos passam e novas funcionalidades surgem, a sua eficácia e impacto crescerão ainda mais.

Se existe um momento ideal para começar a explorar o IA, é agora. Dado que estamos nas fases iniciais dessa tecnologia, torna-se mais acessível acompanhar seu desenvolvimento e compreender seu funcionamento.

O mais importante é manter-se aberto aos desafios e abraçar novos métodos de pensamento e abordagens de trabalho. A evolução é uma parte intrínseca da vida, e essa nova realidade representa uma oportunidade emocionante!

FAÇA UMA CONSULTORIA

SEM CUSTO!

Rua Nordau Gonçalves de Melo – 1700, B. Santa Mônica, Uberlândia|MG
Av. Barão do Rio Branco, 1535 – Sala 2 – B. São Benedito, Uberaba|MG
(34)3216-1869 (34)99322-1653

FAÇA UMA CONSULTORIA
SEM CUSTO!

A UM CLIQUE DO SUCESSO!

Rua Nordau Gonçalves de Melo – 1700, B. Santa Mônica, Uberlândia|MG
Av. Barão do Rio Branco, 1535 – Sala 2 – B. São Benedito, Uberaba|MG
(34)3216-1869 (34)99322-1653

VOCÊ ESTÁ A UM CLIQUE DO SUCESSO!