Assessoria de Imprensa: tudo que você precisa saber para sua empresa alcançar mídia espontânea

Assessoria de Imprensa: tudo que você precisa saber para sua empresa alcançar mídia espontânea

Neste artigo contamos a gestores de empresas de todos os tipos de negócios o que é assessoria de imprensa, mostramos a ferramenta de impulsão usada na comunicação, quem executa esta estratégia, como ela funciona, o que é pauta, release e outros termos da comunicação corporativa com a imprensa. E o porquê sua empresa precisa ter esse braço de relação com a imprensa.

Veja como o serviço é capaz de levar os assuntos de teor interno a ganhar espaço nos meios de notícias. Mas claro, a depender de quão relevante é para a sociedade saber.

Por isso é necessário dar direcionamento específico que alcance de fato profissionais do jornalismo interessados e editorias específicas sobre o nicho em veículos como, tv, rádio, portais de notícias e outros de carácter informativo.

O que é assessoria de imprensa?

Assessoria de imprensa: é um dos instrumentos de comunicação desenvolvidos para as organizações, que é inerente às atividades da área de comunicação.

A área é responsável por organizar e divulgar informações relevantes a clientes ou empresas de qualquer setor, é como uma ponte entre empresa e mídia. Como citamos, funciona como um braço da comunicação e deve fazer parte do plano de comunicação.

Onde fatores como qualidade do conteúdo e a relação do assunto com a sociedade leva a venda e compra da pauta por jornalistas que cobrem determinado setor. Assim, ocorre a troca espontânea de informações.

O surgimento do serviço é o próprio exemplo para se entender a necessidade de aplicá-lo na organização.

Por volta do final do século XIX, o jornalista Ivy Lee intermediou o contato de uma empresa americana com a mídia, que passava por abalos ligados à gestão e tratamento aos funcionários, e necessitava prestar esclarecimentos à população.

Desde então, o método passou a ser um guia para outros jornalistas nesse processo de abertura da comunicação com a mídia.

Comunicação e impulsão do release

Existem ferramentas que facilitam o processo de impulsão da comunicação que conecta marcas aos interessados, no caso leva pautas aos meios de notícias. Uma das ferramentas adotadas pela Agência Midiática, possui infinitos recursos.

A exemplo, uma lista com mais de 60 mil contatos/jornalistas classificados por segmentações específicas que englobam o tipo de veículo, a região, as editorias e cargos o que permite otimizar o alcance do release da sua empresa com filtros que sua estratégia espera alcançar.

Serviços de assessoria de comunicação e assessoria de imprensa são realizados em geral por agências de comunicação especializadas nessa modalidade, como na Agência Midiática. Elas concentram diferenciais frente a agências que executam somente serviços do universo do marketing.

É fundamental uma equipe de profissionais experientes capazes de operar tecnologias consonantes com os veículos de imprensa e assim contribuir diretamente na maximização dos resultados.

É por meio de um time capacitado que se pode alcançar a propagação dos assuntos enviados a imprensa, o que permite que seja encontrado o jornalista certo para o assunto do cliente, o mesmo acontece por meio de um mailing amplo e com filtro de busca, presente no recurso. Que além de possibilitar um melhor relacionamento com a imprensa, constrói a segmentação.

A plataforma dá opções para criar mailing vip, régua de relacionamento que faz retenção do cliente e clipping online e offline para monitoramento do alcance.

Profissionais que atuam como assessor 

Geralmente as pessoas têm dúvidas quanto a função do assessor, aqui mostramos sobre a execução deste trabalho. A atividade é composta a princípio por jornalistas, profissionais considerados com mais habilidades em encontrar assuntos e ao mesmo tempo sabem lidar bem com a construção de informações de forma geral.

Além de serem antenados às atividades, eventos, projetos, elaboração de releases e sugestão de pautas que podem servir de notícia para a mídia. Ao qual possuem fácil acesso e contato.

Outras áreas da comunicação ou pessoas internas podem exercer a função a depender dessas mesmas predisposições.

Como realizar um bom trabalho de assessoria 

Para desempenhar um bom trabalho como assessor é indispensável a realização de constantes leituras, pesquisas e o entendimento da linha editorial a qual se relaciona a segmentação, como pessoas responsáveis em cada departamento e seção que podem se interessar. Nada vai adiantar mandar o assunto para a pessoa errada, além de repercutir mal.

Como exemplo, vamos pensar numa empresa que é do setor educacional, e oferece cursos preparatórios para vestibular e outros. Os resultados vindos da metodologia utilizada no ensino, traz expressivos números em aprovações de jovens nas universidades.

Assim, após ver as possibilidades do tema, o assessor faz o chamado release, que é um formato de conteúdo completo, como uma matéria mesmo, contendo tudo para melhor auxiliar o repórter ou jornalista na produção, esse processo facilita a compra do conteúdo pela editoria certa.

Mídia espontânea X Mídia paga

Há diferença entre as duas estratégias, começamos pela mídia espontânea veiculada na imprensa que acontece de forma gratuita, mas para que isso aconteça é necessário a venda do conteúdo produzido pela assessoria.

Essa venda da informação como vimos, não envolve pagamento algum. O sentido vem de comprar a ideia que está relacionada há algum gancho de relevância na sociedade e contribua com os meios noticiosos, a exemplos jornais.

Após a imprensa comprar o conteúdo, ela passa a ser dona da informação e limita a empresa a apenas a correção se houver algum dado errado. Por fim é um conteúdo de terceiros e não cabe a empresa usar como propaganda ou tráfego pago. Mas sim mostrar o que saiu de positivo na imprensa de forma sinalizada.

Já com mídia paga, é o contrário, a empresa avalia a produção do conteúdo antes da publicação, e tem o total controle da informação nos seus canais.

Termos do jornalismo 

A assessoria de imprensa com vimos, funciona como uma ponte entre organização e imprensa, assim consiste no trabalho de apurar informações internas com potenciais de serem fontes para matérias jornalísticas com relevância social. O nascimento da atividade veio do jornalismo, e com isso seus termos:

Aspas: no jornalismo as aspas são a fala do entrevistado, exatamente como ele disse, por isso colocar aspas enriquece a matéria.

Clipping: a ação de clipping consiste em monitorar o que foi veiculado na mídia sobre o cliente, auxiliando na verificação dos resultados e possíveis tomadas de decisão.

lead: este termo no jornalismo se refere a parte principal do texto. A estrutura textual segue o estilo de pirâmide invertida e se inicia, respondendo a seis perguntas, como: o quê, quem, onde, quando, como e por quê. Em português “lead” é encontrado como lide.

Gancho: o gancho é a contextualização do assunto ao contexto da realidade do leitor, a exemplo um assunto interno a outro externo, como o da pauta educacional.

Pauta: é o guia do repórter ou jornalista na construção da reportagem, e são as orientações a seguir após o levantamento e organização das informações.

Personagem: são as pessoas que possuem ligação com o assunto, assim podem ser valiosas suas participações na reportagem e é sempre necessária.

Press release: é o conteúdo enviado aos meios de comunicação com o formato da matéria. Contendo tudo para a construção da reportagem.

Por que sua empresa precisa deste serviço e como contratar

Um dos motivos pelo qual a empresa deve optar em ter o serviço é o quanto o segmento impacta na sociedade. Por isso, ter uma assessoria irá fortalecer a imagem e reputação frente aos clientes e toda comunidade, além da gestão de crise caso seja necessário.

Leve mídia para dentro da organização e gere transparência do que é feito. Afinal, ser fonte de informação para os veículos de comunicação é ter relevância.

Por fim, busque quem tenha experiência e expertise na execução, e também uma excelente relação com a imprensa, utilize de ferramentas tecnológicas que impulsionam a comunicação como o comunique-se 360 utilizado pelo serviço de assessoria da Agência Midiática.

compartilhe

Pular para o conteúdo