Newsletter e sua importância no marketing de conteúdo

Newsletter é um tipo de email informativo com recorrência de disparos, diretamente ligado ao marketing de conteúdo. O email não é focado em uma oferta específica, mas ela pode abordar diferentes assuntos, geralmente possui últimas notícias ou destaques de um período. A newsletter é considerada a porta de entrada para ações de email marketing.

Qual é a importância da newsletter?

A newsletter te torna fonte de informação. Quando sua newsletter produz conteúdo de qualidade sobre um tema ou área que você domina, sua empresa pode passar a ser autoridade em seu nicho.

Se você é proprietário de um e-commerce da área de vestuário, por exemplo, e distribui posts e materiais sobre moda, você está criando um informativo em potencial sobre o tema, que poderá referenciar as futuras escolhas de seu cliente.

Existe uma periodicidade ideal para enviar newsletter?

A periodicidade é uma das características principais do recurso, ou seja, adotar esse formato de material em sua estratégia de marketing de conteúdo significa que você deverá enviá-lo com uma frequência bem definida.

A periodicidade fomenta a criação de um relacionamento com seu lead (cliente em potencial) ou cliente, uma vez que ele se habitua com o recebimento do material e, eventualmente, acaba esperando pelo email.

Não existe uma periodicidade padrão para todo tipo de empreendimento, o recomendado é entre uma vez na semana a quinzenalmente.

Você pode sempre fazer pesquisa com os assinantes de sua newsletter para saber se eles estão gostando da frequência ou se querem receber os conteúdos mais frequentemente ou menos.

Para te ajudar a planejar os envios, é possível criar um calendário editorial. Nesse documento, você lista todas as ações de marketing previstas para cada envio, o que impede que você abandone alguma informação.

captação de leads

Quais informações devo enviar para meu lead?

A newsletter é uma das principais ferramentas para nutrição de leads, pois possibilita que os usuários recebam informações, além disso, a newsletter é um ótimo canal para divulgar fatos pontuais e notícias institucionais, como, por exemplo: lançamentos de produtos, eventos, promoções e datas comemorativas.

Vale lembrar que a newsletter nem sempre está associada ao fator temporal. Por isso, também é interessante, principalmente se você tem um blog ou um canal no YouTube, divulgar os artigos e vídeos mais recentes.

O que uma boa newsletter deve conter?

São vários os tipos de newsletter disponíveis no mercado – cada um com seu foco estratégico e peculiaridades próprias.

A seguir, falaremos sobre como você pode produzir newsletters eficazes e que convertam cada vez mais leads.

 

Newsletter e o marketing de conteúdo

 

  1. Produza conteúdo de qualidade e relevante

Não utilize a newsletter apenas com o intuito de divulgação de promoções e chamadas explícitas para a venda, isso vai fazer com que muitas pessoas se descadastrem ou marquem seus emails como spam.

É imprescindível aproveitar esse contato que você tem com seu cliente para disponibilizar um conteúdo de qualidade e relevante, mostrando que você se importa em fornecer informação para ele.

  1. Invista em um template simples e em textos atraentes

Escolher o visual de sua newsletter é tão importante quanto a seleção do conteúdo em si. Portanto, aposte em um template simples, com cores agradáveis e sem exageros.

Além disso, é preciso tomar cuidado para não abusar do uso de imagens. Elas são um complemento ao texto e, logo, não devem protagonizar a newsletter.

Mas antes mesmo de se preocupar com o conteúdo interno do email, é preciso dar incentivos para o lead abri-lo. Afinal, estamos acostumados a receber vários emails por dia.

Você deverá fazer chamadas que despertem curiosidade do leitor, seja mostrando algo novo, controverso ou inesperado. Uma boa dica é apostar nos gatilhos mentais.

Hoje em dia, com tanta concorrência, também é importante que você seja criativo e cative o leitor com sua originalidade.

  1. Aposte em um discurso mais intimo com o lead

Tratar o leitor com pessoalidade faz com que ele se identifique mais com sua marca. Por isso, dirija-se a ele como se ele fosse um bom amigo, ou seja, use uma linguagem mais simples e informal.

Isso transmitirá a sensação de que você entende o que ele precisa e que tem a solução ideal para seus problemas.

  1. Cuidado com os envios

A newsletter é criada com o objetivo central de aproximar o leitor da marca, correto?

Mas cuidado: se você começar a abusar dos envios, o efeito no público será o contrário. Ao invés de aproximar o lead de seu negócio, você fará com que ele tome até mesmo raiva dela.

A conclusão aqui é simples: o conteúdo oferecido deve ser sempre de qualidade e relevante. Conteúdos que convertem são aqueles que representam utilidade para o leitor: solucionam dúvidas, apresentam soluções para problemas, falam sobre novas possibilidades pertinentes aos interesses dele etc.

Nesse sentido, quanto mais detalhes sobre os leads você conseguir reunir, melhor. Para isso, o ideal é criar uma persona para seu negócio.

A persona seria um perfil de seu cliente ideal, que vai ser útil não só para newsletter quanto para toda sua estratégia de marketing digital!

  1. Crie um conteúdo escaneável

Se você tiver uma grande variedade de temas para divulgar, torne as chamadas bem separadas e organizadas, lembrando sempre de dar destaque para os pontos mais importantes da leitura.

Já nos casos de textos maiores, mantenha apenas uma introdução ou resumo juntamente de um link para o conteúdo completo disponível no site. Isso permite a elaboração de newsletters mais enxutas e atrativas para seus clientes.

Essa estratégia também permite que você saiba, por meio dos acessos, quais foram os conteúdos que mais chamaram a atenção dos consumidores.

construção email marketing

  1. Personalize o remetente

Outro ponto importante é o de sempre inserir o nome de sua empresa no remetente dos emails disparados. Afinal, se o destinatário já conhece seu negócio, a exibição de sua marca tornará a newsletter mais confiável.

  1. Utilize uma plataforma de automação de email

Para evitar ter seus emails da newsletter considerados como spam e poder fazer automação e análise dos seus envios, recomendamos utilizar plataformas de automação de email marketing. Essas plataformas vão facilitar seu trabalho e torná-lo mais profissional.

Existem diversas opções no mercado, mas algumas das mais indicadas são: Mailchimp, Leadlovers e RD Station.

  1. Nunca se esqueça das métricas

Os serviços de email marketing utilizados para disparo de newsletter fornecem diversas métricas que ajudam avaliar o sucesso de uma campanha.

Você poderá, por exemplo, descobrir quais horários geram mais cliques estudando a taxa de abertura de diferentes disparos.

Além disso, observado os cliques em cada conteúdo, você descobrirá quais tipos de assunto despertam mais atenção e interesse entre seu público.

Observar essas métricas é indispensável para o sucesso de sua estratégia de newsletter.

  1. Realize testes com frequência

O trabalho não termina quando a newsletter estiver concluída!

Realize testes para verificar estilos de templates e copy que mais convertem entre seus assinantes. Assim, você garantirá que está enviando emails de qualidade e com alta probabilidade de conversão!

compartilhe

Pular para o conteúdo