Google adota medidas de valorização aos conteúdos jornalísticos

Já faz um bom tempo que veículos de imprensa buscam junto aos governos locais medidas regulatórias para receber dividendos do faturamento de publicidade online daqueles meios que exibem notícias e mesmo propagando a fonte não as remunera.

Diante do exporto o Google acaba de anunciar medidas para oferecer contrapartidas nesse cenário. Em seu canal oficial declarou na última quinta-feira (01/10) iniciativas de apoio ao futuro do jornalismo, até o momento: a nova experiência de notícias batizada de Google News Showcase – ou, no Brasil, Destaques.

“O recurso ‘Destaques’ vai oferecer aos leitores mais contexto e diferentes perspectivas sobre temas importantes do noticiário, atraindo, ao mesmo tempo, um tráfego valioso para os sites das publicações. Nos primeiros três anos, vamos investir US$ 1 bilhão globalmente em parcerias com veículos jornalísticos responsáveis por criar e selecionar conteúdo de alta qualidade para o novo produto”.

Com isso o Google cria novas diretrizes para remuneração dos profissionais de portais noticiosos, de acordo com seus próprios termos e não na dependência da legislação de países que aprovaram leis ou ainda discutem o tema para criar normas.

O Brasil e a Alemanha serão os primeiros países a receberem o recurso.

Esse é um novo programa de licenciamento de conteúdo. Aproximadamente 200 veículos do Brasil, da Argentina, do Canadá, da Alemanha, do Reino Unido e da Austrália assinaram parcerias com o Destaques. A lista inclui publicações renomadas como Der Spiegel, Stern, Die Zeit e Infobae, bem como El Litoral, WAZ e SooToday. O número de veículos vai crescer à medida que o Destaques chegar a outros países, entre eles Índia, Bélgica e Holanda.

No Brasil, mais de 20 nomes compõem o grupo de publicações parceiras até o momento. Parte delas são de alcance nacional, como Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, SBT News, UOL e Veja. Outras são importantes redações atuantes nas diferentes regiões do país, como A Gazeta, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, Gazeta do Povo, GZH, Jornal Correio (BA), Jornal do Comércio (RS), NSC Total, O Dia, O Tempo, e Portal Correio.

Ainda de acordo com o anúncio do buscador as medidas não se resumem ao apoio financeiro, mas marcam também o surgimento de uma experiência jornalística diferente na internet. O projeto, segundo o Google, vai contar com a curadoria editorial de diversas redações reconhecidas no mundo, vai também oferecer aos leitores mais informações e sacadas sobre os assuntos que importam e permitir que os veículos aprofundem a relação com seu público.

Confira como será o Destaques do Google

O News Showcase ou Destaques é composto de painéis de notícias que vão aparecer, inicialmente, no Google Notícias para Android. Em breve o produto estará disponível também no Google Notícias para iOS, e mais adiante chegará ao Google Discover e à Busca.

Nesses painéis, os veículos participantes poderão agrupar conteúdos que aparecem nos feeds de notícias dos leitores, oferecendo narrativas mais aprofundadas e mais contexto por meio de recursos como linha do tempo, bullets e artigos relacionados. Outros elementos como vídeos, áudios e resumos diários virão a seguir. Destaques é diferente dos outros produtos de notícias do Google porque parte das escolhas editoriais de veículos específicos sobre quais conteúdos apresentar aos leitores e como exibi-los. As publicações também podem dar mais detalhes e contexto, cada uma no seu estilo, por exemplo, resumindo um tema complexo, incluindo uma explicação ou inserindo uma entrevista central sobre um assunto do momento.

O objetivo dos painéis é representar a marca individual de cada veículo dentro dos produtos Google, para que o leitor reconheça mais facilmente o valor e o ponto de vista de cada publicação sobre os principais acontecimentos da atualidade. Basta um clique para o usuário ser direcionado ao site do veículo.

Os painéis vão aparecer em feeds personalizados, ao lado de outros conteúdos classificados por relevância. O público poderá navegar por conteúdos dos veículos parceiros e “seguir” publicações específicas para que suas reportagens apareçam sempre em evidência. Além disso, o Destaques dará acesso a conteúdos normalmente fechados por paywall para que os usuários degustem do melhor conteúdo de cada publicação em seus próprios sites.

Fonte: Blog do Google

compartilhe

Pular para o conteúdo