Dez competências essenciais para profissionais no futuro

Dez competências essenciais para profissionais no futuro

Você já observou as mudanças que o mundo vem sofrendo nestes últimos anos? Não digo de todas que foram trazidas pela pandemia, me refiro há uma fase que estamos passando devido à chamada 4ª Revolução Industrial e as dez competências essenciais para profissionais e empreendedores pensarem o futuro.

Para quem ainda não ouviu ou leu a respeito do termo 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, foi um conceito criado pelo fundador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwad. Klaus defende a ideologia de que a industrialização atingiu uma quarta fase de desenvolvimento, que mais uma vez, irá transformar a forma com que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Ela traz assim uma mudança de paradigma, não sendo considerado apenas mais uma etapa do desenvolvimento tecnológico.

Voltando à nossa realidade, a pandemia do novo Coronavírus acabou por acelerar as transformações que a 4ª Revolução Industrial impõe, pois, observamos a necessidade de mudanças de comportamento e desenvolvimento de novas habilidades, para nos inserimos na nova “ordem mundial” e mantermos nossos negócios, nossas carreiras e projetarmos um novo futuro.

E pensando em todas estas mudanças que estão acontecendo, o Fórum Econômico Mundial nos apresentou em 2020, algumas propensões mercadológicas globais. Segundo os estudos voltados para a empregabilidade, existe a previsão de que 75 milhões de empregos serão transpostos em decorrência da integração tecnológica nos próximos anos. Isso leva há uma crescente preocupação com o desemprego e a crescente desigualdade de renda. Entretanto, existe uma luz no final do túnel, as transformações oriundas destes novos processos também criarão demanda para um número estimado de 133 milhões de novos empregos, com novas oportunidades para satisfazer o potencial e as aspirações dos profissionais que irão fazer parte deste novo conceito profissional.

Dez competências essenciais para profissionais no futuro

Transformações

Ao se falar nas transformações, a professora de história Maria Consuelo Naves destaca:

“A tecnologia possibilitou uma grande expansão agropecuária,  acabando com a ameaça da fome dos séculos anteriores. Os avanços na área da saúde fizeram com que o homem dos meados do século XX tivesse o controle de cura ou tratamento de doenças que matavam muito até início do século passado, como tuberculose, sífilis, sarampo, catapora, e muitas outras , que foram controladas com antibiótico e vacinas. Toda essa tecnologia levou a expansão demográfica, que o mundo ainda não entendeu como empregar e utilizar esse contingente, esse excedente para enfrentar tais tempos.

Estar qualificando de forma inovadora, dominando ferramentas que a geração  anterior não utiliza ou usa com moderação,  sendo muito mais crítico e analítico, desempenhando funções  com criatividade, colaboração e inteligência emocional, redescobrindo valores e principalmente se voltando para novas posturas e novos conceitos de desenvolvimento sustentável. Chegou o momento de pensar, ainda mais, em conjunto, para que nosso futuro e o nosso planeta não se imploda. São momentos assim que acontecem as viradas históricas, os marcos que são divisores de água em nossa evolução e até mesmo na nossa revolução”.

Pensando em toda essa revolução, nosso objetivo é lhe mostra as 10 competências que irão se destacar nas propensões mercadológicas globais, conforme o relatório “The Future of jobs Report”, do Fórum Econômico Mundial. Para a elaboração desse documento, executivos, empresários e pesquisadores do mundo inteiro discutem sobre vários temas conectados ao futuro do trabalho e assim cria-se conteúdo de alta qualidade e relevância ressaltando as dez competências essenciais para profissionais e empreendedores pensarem o futuro.

Dez competências essenciais para profissionais no futuro

Saiba o que significa cada uma delas:

  • Pensamento analítico e inovador 

Análise de informações e o uso da lógica para resolver questões e problemas relacionados ao trabalho.

Criatividade e pensamento alternativo para desenvolver novas ideias e respostas a problemas relacionados ao trabalho.

  • Aprendizado ativo e estratégia de aprendizado 

Compreender as implicações de novas informações para a solução de problemas e a tomada de decisões atuais e futuras.

Selecionar e usar métodos e procedimentos de treinamento/instrução adequados à situação ao aprender ou ensinar coisas novas.

  • Tecnologia, design e programação 

Gerar ou adaptar equipamentos e tecnologia para atender às necessidades do usuário.

Escrever programas de computador para diversos fins.

  • Criatividade, originalidade e iniciativa 

Experimentar suas próprias ideias.

Apresentar ideias incomuns ou inteligentes sobre um determinado tópico ou situação, ou de desenvolver maneiras criativas de resolver um problema.

Disposição para assumir responsabilidades e desafios.

  • Pensamento crítico e analítico 

Usar lógica e raciocínio para identificar os pontos fortes e fracos de soluções alternativas, conclusões ou abordagens de problemas.

Monitorar/avaliar o próprio desempenho, de outras pessoas ou organizações para fazer melhorias ou tomar medidas corretivas.

  • Resolução de problemas complexos 

Identificar problemas complexos, revisar informações relacionadas para desenvolver, avaliar opções e implementar soluções.

  • Liderança e influência social 

Disposição para liderar, assumir o comando e oferecer opiniões e orientação.

Ter um impacto sobre os outros na organização e exibir energia e liderança.

  • Inteligência emocional 

Ser sensível às necessidades e sentimentos dos outros; se manter compreensivo e útil no trabalho.

Postura agradável com os outros e demonstrar uma atitude cooperativa e de bom humor.

Preferir trabalhar com os outros, em vez de sozinho, e estar pessoalmente conectado com os outros no trabalho.

Estar ciente das reações dos outros e entender por que eles reagem como eles reagem.

  • Racionalidade, resolução de problemas e ideação 

Habilidades que influenciam a aplicação e manipulação de informações na solução de problemas.

Habilidades que influenciam a solução de problemas envolvendo relacionamentos matemáticos.

  • Análise e avaliação de sistemas 

Considerar os custos e benefícios relativos de possíveis ações para escolher a mais apropriada.

Determinar como um sistema deve funcionar e como as mudanças nas condições, operações e ambiente afetarão os resultados.

Identificar medidas ou indicadores de desempenho do sistema e as ações necessárias para melhorar ou corrigir o desempenho, em relação aos objetivos estabelecidos.

Agora que você aprendeu quais serão as competências essenciais para profissionais do futuro até 2022, que tal começar a mapeá-las em você mesmo e com seus colaboradores?

compartilhe

Pular para o conteúdo