Você já experimentou a nova inteligência artificial ChatGPT?

Você já experimentou a nova inteligência artificial ChatGPT?

Não é de hoje que usamos ferramentas robôs nas interações humanas e na automação de tarefas. O que vamos ver aqui são as inovações tecnológicas que não param, e ver aonde chegamos com a inteligência artificial (AI, sigla inglês para Artificial Intelligence), na criação do ChatGPT.

 A inteligência artificial, é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas, ou seja, de ser inteligente.

Vamos às definições do que é um chat e chatbot

O bate-papo na internet começou a bombar nos anos 90, e de lá para cá, ganhou várias atualizações e aprimoramentos, graças aos avanços da internet. O significado de Chat em português é uma conversação informal, o popular bate-papo, que foi criado 1988 por Jarkko Oikarine.

CHAT é um encurtamento de CHATTER, de origem imitativa, tagarelar. To chatteren “falar, emitir sons semelhantes ao da fala, de modo rápido, indistinto ou pouco articulado’.

Já o chatbot, é uma programação da computação que simula o processo de interação humana na fala e escrita. Assim trazem proximidade entre o contexto real das pessoas. Basta olhar na palma da mão e ver este recurso controlado pela inteligência artificial, e sentir a sensação do diálogo real com os seus contatos.

Segundo Alan Turing, mais conhecido como o pai da ciência da computação teórica e da inteligência artificial. Um computador pode ser considerado inteligente, se dialogar com uma pessoa, e ao mesmo tempo a pessoa não perceber que está conversando com uma máquina.

A inovação ChatGPT

Como já mencionado a inteligência artificial já está presente na vida dos seres humanos há um bom tempo e realiza cada vez mais coisas que antes eram impossíveis. A nova versão da inteligência artificial é alinhada com mais criatividade e é considerada impressionante.

A nova ferramenta Generative Pré-trained Transformer GPT-3, criada nos Estados Unidos, está em fase de teste na versão 3, e já pode ser usada em português. São os algoritmos em ação responsáveis pela geração de diversas informações sobre várias áreas e trazem assim respostas a perguntas bem formuladas.

Para entender mais da tecnologia GPT, é preciso compreender dois pontos que atuam no processamento, como algoritmo e linguagem natural.

Algoritmo: é a linguagem matemática que software realiza como passo a passo para chegar a um resultado. Os programadores executam essas tarefas na criação.

Linguagem natural: é ramo da inteligência artificial que explora bases de dados produzidas por humanos, e a todo momento novos dados são gerados através das buscas tanto no Google, redes sociais e outros.

A OpenAI, é a empresa desenvolvedora do ChatGPT, e tem entre os donos, Elon Musk, o bilionário do ramo da tecnologia. Relata instabilidade na versão teste e inconsistências, mas ao mesmo tempo mostra o quanto a ferramenta tem potencial.

Esta versão do ChatGPT trabalha com bilhões de informações já disponíveis na internet até 2021, sem conseguir prever o futuro.

Em relação à capacidade do cérebro humano ainda a muito se desenvolver, contudo é uma ferramenta que trará grandes mudanças nos próximos anos.

Quais as tarefas o ChatGPT realiza:

 

Como usar ChatGPT

É bem simples e todo mundo pode testar este chatbot da empresa OpenAI, há duas versões, gratuita e paga, a paga é o chatGPT plus. Vamos fazer um teste na versão gratuita. Para fazer o acesso crie uma conta em seguida faça as interações.

Os passos são os seguintes:

  1. Acessar o site da Openai/ chat.openai.com/  
  2. Click em “Sign Up”, para criar a conta;
  3. Em seguida “Create an OpenAI account”;
  4. Cadastre o seu e-mail, senha e confirma a conta;
  5. Depois disso click em “Try it” na parte superior da tela;
  6. E comece a conversa com o ChatGPT.

 

Simulamos a produção de alguns conteúdos realizados diariamente aqui na agência Midiática, na plataforma GPT, vamos ver se ela saiu.

Quais a limitações da ferramenta

O chatGPT como mencionado ainda está em fase de teste, mas como vimos na produção de conteúdo, ele produz com muita qualidade, no entanto há questões que ainda serão debatidas como autenticidade, e sobre a aceitação do conteúdo. Há diferenças em relação a outras ferramentas de pesquisa na qual apontam a fonte.

Soft skills: são habilidades interpessoais e comportamentais que atuam na comunicação entre pessoas e ajudam a trabalhar bem com outras pessoas, se relacionar.

Esta habilidade o chatGPT não consegue realizar como um humano, no entanto ele pode ser bem treinado para educar e treinar com milhões de exemplos da internet.

O chatGPT é considerado impressionante

A ferramenta atingiu 1 milhão de novos usuários em 5 dias, contra Instagram 2,5 meses, Facebook 10 meses, Twitter 24 meses, Netflix 41 meses.

A OpenAI, já possui uma nova ferramenta que detecta se o texto foi escrito por AI, e já disponibilizou o chatGPT plus que é a versão paga do robô conversador. O novo GPT-4, segundo a empresa, trabalhará com trilhões de dados e segue em atualizações a todo instante.

compartilhe

Pular para o conteúdo