Assessoria de imprensa para o seu negócio

Se relacionar bem com a imprensa é prerrogativa básica para o seu negócio. Para tanto, investir em uma boa assessoria de imprensa para o seu negócio com um time capacitado e atento às editorias é fundamental. Essa ferramenta deve integrar o planejamento de comunicação estratégica do seu negócio. Afinal, ela pode identificar temas relevantes, com personagens que protagonizam os fatos e métricas que ilustram cenários do seu negócio para então conectar tais pautas aos veículos da mídia.

Os temas relevantes identificados dentro do seu negócio podem ser um importante meio de divulgação de notícias. Eles podem gerar pautas de interesse da imprensa e contribuem para construção de opinião pública acerca do seu negócio, principalmente na localidade onde está instalado, gerando relacionamento com a comunidade e seus stakeholders.

Stakeholder é um termo da língua inglesa que tem como significado “grupo de interesse”. Fazem parte deste grupo pessoas que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados da sua empresa.”

Assessoria de imprensa, steakholders.

 

Presença na mídia x campanha publicitárias

Assuntos relacionados à sua empresa dentro do noticiário é bem diferente de campanhas publicitárias e propagandas. Este é um meio que cria referência e gera credibilidade. Isso porque os temas tratados dentro do noticiário são cautelosamente apurados e checados. Se alguém da sua empresa é fonte para uma reportagem isso gera uma percepção de referência no público que consome a notícia. Afinal, se um veículo procura aquela fonte para construir a notícia é porque ela tem relevância, ela é referência no assunto.

A empresa que abre as portar para a imprensa demonstra transparência naquilo que faz. Isso cria um canal direto com o público e faz com que este veja sua marca como fonte de confiança. É também uma oportunidade para o público ver o que acontece dentro da empresa, quais suas ações, sua proposta de valor, causas que apoia, eventos que realiza e faz parte, profissionais envolvidos no negócio, entre muitos outros.

Se sua empresa está na imprensa isso é de grande valor. Com a crescente disseminação das chamas “fakenews” os jornalistas que atuam nas redações dos veículos de imprensa, especialmente como produtores de pautas, estão muito mais criteriosos na escolha de temas e fontes para produção de notícias. Afinal o combate a notícias falsas exige do jornalismo brasileiro uma dose a mais de atenção na apuração e confirmação de informações para a construção de notícias de qualidade.

Como funciona uma assessoria de imprensa?

Normalmente a assessoria de imprensa é realizada por agências, como a Midiática Comunicação, e está inserida como um dos itens no plano estratégico de Comunicação Integrada de Marketing – CIM.

Essa assessoria atua identificando temas dentro da organização que possam ser relevantes a imprensa. Quando identificado o tema a assessoria elabora um release.

O release, é uma forma de divulgação de uma pauta para os veículos de imprensa. É um material informativo, que tem como objetivo instruir o canal de comunicação, seja ele qual for, a um determinado tema para que os jornalistas possam trabalhar em cima dessa pauta.

Esse é um material a ser enviado a imprensa. Ele deve ser completo e oferecer todo o subsídio caso algum veículo de comunicação queira produzir uma reportagem completa a partir deste release. É importante que ele tenha uma manchete, uma descrição clara do assunto e que traga fontes envolvidas no tema, além de números, estatísticas e comparativos, se for o caso.

As fontes da empresa citadas no release devem estar preparadas e de pleno conhecimento do assunto a ser tratado com a imprensa, dessa forma possibilitará aos jornalistas total compreensão do tema, dando subsídio a construção de uma reportagem.

Um passo importante é incluir personagens no release, ou seja, pessoas que ilustram na prática a vivência daquele assunto que está sendo tratado.

Para o envio de releases a imprensa em nome da empresa a assessoria de imprensa deve ter um mailing concreto e bem atualizado. Uma dica importante é classificar essa lista de e-mails por localidade, órgão de imprensa e até mesmo por editoria. Afinal não faz sentido a editoria de esporte receber um release de econômica ou uma editoria de saúde receber um release falando sobre tecnologia de jogos eletrônicos. Assim, é preciso ficar atento se o tema a ser enviado faz sentido para aquele veículo de imprensa e para aquela editoria que você está encaminhando.

Se a ideia de pauta sugerida for acatada é hora de dar todo o suporte ao produtor que irá construir a estrutura da pauta para o repórter. Cabe uma boa dose de percepção de fontes a serem ofertadas ao jornalista dentro da condução que ele estiver dando ao assunto sugerido.

O próximo passo é se preparar bem para receber a imprensa. A casa deve estar organizada, isso é regra básica. Não devemos esquecer de deixar bem orientado os colaboradores que irão ter contato direto com o repórter e poderão dar entrevista.

Fake news é um termo inglês que se tornou popular em todo o mundo para denominar informações falsas divulgadas em veículos de comunicação, aplicativos de mensagens ou redes sociais.

Assessoria de imprensa e fake news.

Press Kit

Em alguns casos a empresa pode preparar um press kit. Ele é uma ferramenta bastante utilizada até mesmo como estratégia para estreitar o relacionamento com jornalistas. Esse kit reúne materiais informativos sobre sua empresa, sobre produtos ou serviços. Ele deve auxiliar o jornalista e não ser apenas uma sacola de brindes personalizados.

É muito comum as empresas usarem bloco de anotações, canetas, folders, pendrive com conteúdo informativo com dados da empresa, de produtos e serviços, bem como sua proposta de valor, histórico corporativo e textos capazes de situar o jornalista de quem é sua empresa no mercado.

Em alguns casos cabe até mesmo alimentar esse conteúdo com fotos e imagens selecionadas para subsidiar a imprensa na construção da notícia. Imagine o lançamento de uma obra que levou meses para ser concluída. É natural que o conteúdo a ser ofertado para a imprensa contenha fotos e vídeos de cada etapa da obra desde a fundação até a entrega final.

Lembre-se de nunca exagerar no press kit que será entregue aos jornalistas, o excesso pode ser interpretado como uma forma de querer presentear o jornalista, de tentar ganhar sua confiança com pequenos mimos e o objetivo não é esse. No entanto é comum em alguns casos incluir nesse press kit produtos da empresa, caso o seu produto faça sentido nessa hora.

Clipping de imprensa

Cabe a assessoria de imprensa monitorar os assuntos que saem sobre seu negócio na imprensa. Seja as reportagens feitas a partir de releases disparados ou mesmo as citações e notícias que envolvem a empresa de forma espontânea.

Assessoria de imprensa de clipping.

Assim a assessoria de imprensa faz todo monitoramento de mídia, análise das citações do seu negócio bem como a cópia e publicação do conteúdo em seus canais se avaliar como positiva essa publicação. Muitas empresas têm em seus sites o menu “imprensa” reservado para publicações de conteúdo da empresa que saíram na mídia.

É importante que o monitoramento seja realizado em canais abertos e fechado, por assinatura, e em todas as mídias como televisão, rádio, jornais e revistas online ou impressos. Vale lembrar também dos sites noticiosos, blogs, redes sociais de grande relevância, YouTube, podcasts e plataformas de streaming.

Seja a citação do seu negócio positiva, negativa ou neutra é importante que a assessoria de imprensa faça o monitoramento e clipping do conteúdo.

Por fim é muito importante lembrar que o conteúdo noticioso da imprensa, é um conteúdo de terceiros, não deve jamais ser usado em campanhas da empresa ou mesmo em tráfego pago de conteúdo nas mídias sociais.

 

 

compartilhe

Pular para o conteúdo