Muitas das pequenas empresas foram gravemente afetadas pela pandemia do novo Coronavírus. Elas constituem uma parte importante da economia local e são essenciais na geração de empregos e fortalecimento dos municípios, especialmente os menores.
Diante desse cenário, muitas campanhas foram lançadas para ajudar os pequenos empreendedores durante esse momento tão difícil para os negócios. Até mesmo redes sociais se reinventaram para dar atenção a essa demanda.
No caso do Instagram a rede criou mecanismos para facilitar o acesso a pedidos de comida. As empresas passaram a contar com o botão “pedir refeição” em seus perfis e compartilhar o adesivo “peça uma refeição” nos Stories.
Além desse recurso, uma serie de ferramentas capazes de ajudar o pequeno empreendedor ganharam força. Uma delas se trata de uma corrente online incentivando o consumidor a comprar do pequeno empreendedor. Essa iniciativa, além de prestigiar os negócios do seu bairro, valoriza e fomenta o comércio local.
Ao longo de quatro meses de desaceleração da economia, muitos negócios se reinventaram e conseguiram superar as dificuldades. Todos que conseguiram se adaptar apresentam um fator em comum, um ponto fundamental: a estratégia de comunicação.
As redes sociais são um universo de oportunidades para os negócios e se mostraram fortes protagonistas neste novo cenário. Muitos vem conseguindo sobreviver graças a presença e inovação nas redes.
Assim, mesmo em momento de dificuldades, alguns negócios vêm apresentando resultados positivos. Um bom exemplo são as lojas de alimentos e bebidas, que por meio da combinação de presença em redes sociais e opção de delivery em aplicativos de entrega conseguiram se manter e até expandir sua clientela.