SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de ações estratégicas tomadas para aparecer, de maneira orgânica, no topo das pesquisas no Google e em outros buscadores como Bing e Yahoo.
Como o próprio nome indica, SEO é uma estratégia de otimização para os mecanismos de busca. A prática dessas ações está em alta nos últimos anos. No entanto, os casos de sucesso com essas melhorias datam de décadas atrás. Por exemplo, Jeff Bezos, ex-CEO e um dos fundadores da Amazon, disse ter escolhido o nome da empresa pensando nos mecanismos de busca.
Na época, a estrutura que organizava o conteúdo disponível na internet — ou seja, os buscadores — fazia a “varredura” por ordem alfabética. Então, ele optou por “Amazon”, pois o buscador encontraria seu site mais rapidamente, aumentando as chances de aparecer nas primeiras páginas de pesquisa.
Conteúdo do Post
ToggleComo é feito o ranqueamento de SEO?
O que o Google ou outros mecanismos de busca avaliam para ranquear? Eles analisam desde fatores técnicos, como a estrutura do site e a velocidade de carregamento das páginas, até a relevância do conteúdo. Esse conteúdo se tornou um divisor de águas. O Google, por exemplo, quer entregar, em poucos milissegundos, o melhor conteúdo para uma pesquisa entre milhões de opções disponíveis.
Outro conceito essencial é o E-E-A-T, que representa Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust (experiência, especialização, autoridade e confiabilidade). O Google valoriza páginas criadas por especialistas, com boa reputação online e que transmitam segurança ao usuário.
Cabe ao analista de SEO estudar para qual persona o conteúdo é produzido, qual a intenção da busca e qual dor está sendo solucionada. Também é necessário considerar em qual etapa da jornada do usuário ele se encontra dentro do funil de vendas. Exemplo:
- Estranhos (atrair → blogs, palavras-chave, mídias sociais, páginas);
- Visitantes (converter → call to action, formulários, landing pages);
- Leads (fechar → e-mail, fluxo de nutrição, lead scoring);
- Clientes (encantar → e-mails, calls to action, fluxo de nutrição, mídias sociais).
SEO técnico
O SEO técnico é a base de tudo. Sem uma boa estrutura, mesmo o melhor conteúdo pode não aparecer nos resultados. Dessa forma, erros como títulos duplicados, falta de conectivos no texto e de meta descrições, imagens sem texto alternativo e ausência de dados estruturados, serão penalizados na hora do ranqueamento.
Outro ponto de extrema importância é entender quais palavras-chave são mais buscadas sobre o assunto. Ferramentas como Google Analytics, Search Console, SEMRush, Ahrefs e Google Data Studio ajudam a visualizar e otimizar o desempenho com dashboards de fácil leitura. Algumas métricas essenciais incluem:
- Posição de palavras-chave
- Tráfego orgânico
- Duração média da sessão
- Páginas por visita
- Taxa de conversão
- Retorno sobre investimento (ROI)
Entre os principais fatores técnicos, destacam-se os Core Web Vitals, que medem a velocidade de carregamento (LCP), responsividade do site para diferentes dispositivos, e acessibilidade como texto alternativo, legendas em vídeos e contraste de cores. Sites rápidos e responsivos tendem a ter melhor desempenho no ranqueamento.
Além disso, URLs amigáveis, títulos e descrições únicos e relevantes, dados estruturados e o uso adequado de headings (H1, H2, H3…) são elementos fundamentais do SEO técnico e On-Page. Boas práticas de organização da informação, melhoria da velocidade do site e um bom nível de autoridade (medido, por exemplo, pela quantidade de backlinks de sites confiáveis) são diferenciais no ranqueamento.
Por que o SEO está em alta?
Com a maior acessibilidade à internet, não demorou para que marcas, vendedores, artistas e consumidores dos mais diversos nichos migrassem para o comércio online. Atualmente, seja para vender produtos ou serviços, é inimaginável que uma empresa sem redes sociais, site ou presença online visível consiga competir com seus concorrentes.
Além disso, com o aumento da concorrência, empresas têm investido cada vez mais em tráfego pago para atrair clientes. Agora imagine uma marca que consegue se manter na primeira página dos resultados de pesquisa sem gastar com anúncios. Ela atrai mais visitas genuínas e, consequentemente, tem maiores chances de conversão em vendas.
Para isso, é fundamental entender como o SEO funciona e quais são os critérios por trás do ranqueamento.
Com conteúdo rico e de qualidade, o tráfego orgânico aumenta — e isso representa maior retenção. Ao entregar conteúdos relevantes, sua página se torna uma referência, agregando autoridade e aumentando a chance de o visitante retornar ao seu site.
Conclusão
O SEO, assim como outras estratégias de marketing, é uma grande oportunidade para produzir conteúdo relevante e atrair clientes. Portanto, o futuro do SEO está em conectá-lo às estratégias de branding. Mais do que atrair tráfego, é preciso criar audiência e gerar retenção, transformando visitantes em defensores da marca. Para isso, o conteúdo precisa ser útil, contínuo e alinhado com os valores da empresa.
Confie esse e outros trabalhos a quem entende do assunto. A Agência Midiática possui profissionais qualificados para atender todo o escopo da sua operação de Marketing e Comunicação. Entre em contato com um de nossos Executivos de Contas e conheça como nossos serviços podem melhorar os resultados do seu negócio.